Ekanda dia antu Kongo Ngola
Nação kongo angola


Os critérios do culto a N' Kisi exige que todo iniciado tenha sua dijina, nome pelo qual passa a ser conhecido após a iniciação.

Exemplo: Joana e José, tendo passado pela iniciação obrigatoriamente terão suas dijinas, Joana será chamada de Muxima Nzambi, e José será chamado de Kitula Nzambi. Assim sendo, não podemos admitir que Joana se auto intitule Joana Oxalá, e José se auto intitule José de Lembá.

Os quais para se tornarem Mam'etu ria Nkisi e Tat'etu ria Nkisi é necessário a que frequente a casa cumprindo com seus deveres e tenha caminho para tal como ponto fundamental.

É importante esclarecer que Muxima Nzambi e Kitula Nzambi, mesmo tomado obrigações denominadas, Luvondu Kujiba, (7 anos), e Kutâmbula Ntanda (autorização para os ensinamentos), ainda não podemos chamá-los de Mam'etu ria Nkisi e Tat'etu ria Nkisi, sabe qual a denominação dada a ambos? Kota Mangaza.

Quando tiverem suas próprias casas, aí receberão o título de Mam'etu ouTat'etu ria Nkisi, (ou por falecimento de sua Sacerdotisa ou Sacerdote, se for determinado que seja a sucessora ou sucessor, isto com preceitos em ato secreto).

Após ter cumprido, as determinações, e preceitos assim especificados, não é correto pronunciar-mos Mam'etu ria Nkisi.

Joana, Tat'etu ria Nkisi José, e nem tampouco Ebomi Joana ou Ebome José.

A denominação EBOMI não está relacionada em nenhum Dicionário ou Gramática Bantu, o mesmo acontece com a denominação DEKA.

A verdadeira denominação dada as referidas pessoas:
1 - (MAMA = MÃE + ETU = NOSSA + RIA + DE) = nossa mãe de Nkisi.
2 - (TATA = PAI + ETU = NOSSO + RIA + DE) = nosso pai de Nkisi. Portanto, as pessoas das quais nos referimos denomina-se da seguinte maneira: MAM'ETU RIA N'KISI MUXIMA NAZAMBI - TAT'ETU RIA NKISI KITULA A NZAMBI.

Nzambi é representado por uma pequena estatueta de madeira, a qual simboliza um homem com os braços e pernas abertos e ligados a um retângulo. Nzambi é representado no Ngombo ya Tchisuka por uma braçadeira de canhangulo em forma de cruz ou por cruz feita de madeira ou de kajana.

Ao contrário de nós, em que os filhos tomam os nomes dos progenitores, entre os nativos são os pais que tomam o nome da filha ou primogênito. Assim, por exemplo, logo que um casal tem o primeiro filho, os pais acrescentaram, aos seus primitivos nomes, o nome do chamando-se a filha Kalunga, os pais chamar-se-ão, respectivamente, Sá ou Xá Kalunga e Ná Kalunga.

Kalunga, além de Deus supremo, designa tudo aquilo que é onipotente, imenso, infinito e horroroso.

Nzo ngangula mavambu
Kitaloji kia mbutu mavambu
Nzambi beka muvó ua bantu ngola.

Categories:

0 Response for the "Dijina dia bantu kongo/ngola"

Postar um comentário