CAPITULO XIII

FESTA DOS RAPAZES
A CIRCUNCISÃO BÚKUA OU TINTUA


Hoje podemos dizer que a circuncisão é:

a) - Comum entre os Bauoio;
b) - Quase comum entre os Bakongo, Balinge, Bavili;
c) - Pouco usada entre os Basundi.

Mas, mesmo onde é usada, não se reveste do aparato e do cerimonial de outras épocas.
Outrora, em tempos que ainda não vão muito longe, procedia-se do modo seguinte:
A idade escolhida era entre os 8 e os 9 anos.
No interior da floresta, em descampados, capinava-se em círculo uma certa extensão de terreno, aquela que se via necessária para comportar todos os que iam ser circuncidados.

No meio desse círculo colocava-se o operador da circuncisão - o Nganga masutu (Lisutu, pl. masutu - prepúcio).

Os rapazes colocavam-se em fila. Em volta do terreno capinado encontram-se os membros masculinos da família dos pequenos.

Só podiam assistir homens ou rapazes circuncidados.

Dos que vão ser circuncidados, cada um por sua vez, é deitado no chão de barriga para o ar. Um homem senta-se levemente no peito e dois mais seguram-lhe fortemente as pernas, um a cada uma.

Aliás, o rapaz fará por se mostrar forte e corajoso.

O Nganga masutu marca com a própria saliva o lugar por onde será cortado o prepúcio. Puxa-o duas vezes e, à terceira, corta, lançando fora e para longe a pele do prepúcio. Dá sinal para largarem o rapaz e logo vem em seguida um segundo, um terceiro, etc. ,etc. até findar.

Entre certas regiões dos Bauoio havia uma interessante particularidade na ocasião da operação: o corte teria de ser feito enquanto se atirava ao ar um grão de coconote, Enquanto subia e descia, o operador tinha de cortar o prepúcio. Se o coconote caía antes já não operava esse rapaz. Teria de esperar para o operar no dia seguinte.

Os rapazes, à medida que iam sendo operados, seguiam para junto de uma fogueira que o Nganga masutu mandara acender no começo da cerimónia. Se os rapazes forem muitos, haverá tantas fogueiras quantas forem necessárias.

Com tempo, foram feitas umas pequenas argolas de folhas de bananeira, das folhas verdes e tenras - nsoko itebe. Deixar-se-á em cada argola o orifício estritamente suficiente para passar o pênis do circuncidado permitindo ficar de fora a parte operada.

Essa argolita era segura por fios atados atrás das costas.

O Nganga masutu opera, ata a tal argolita e, então, o rapaz vai para junto da fogueira deitando-se de costas e abrindo, tanto quanto possível, as pernas e aproximando do fogo, ao máximo, a parte operada.

Cantava-se: Mbambi nkodo (e) ... Ku nkodo (e) sutu é...
Bater da (cauda) do Mbambi - lagarto - bater do prepúcio (?)
E explicaram-me: com essa operação, por esse modo de cantar querem indicar ao operado que «está livre para avançar na vida».


Mbam - bi nko - dê, ku - nko - de' s u - tu e' ....

Todas as manhãs a ferida era metida em pequenas cabaças com água simples para amolecer o sangue, sendo em seguida bem lavada. Embrulha-se uma tenra folha de bananeira, depois de a amolecer um pouco ao fogo, ata-se de novo a pequena argola e volta-se para a cura do fogo. Nos dias seguintes à operação o tratamento fica a cargo das pessoas de família, homens.

O tratamento anda à volta de água fria, calor da fogueira, folhas tenras e verdes de bananeira aquecidas - vuba va mbazu - cinza quente e seiva de Nsonha (Synadon dactylon), seiva da planta Mvuluka (Jatropha curcas, L.), cinza quente da raiz de palmeira, etc,

Quando a cura completa está próxima a família vai juntando galinhas, animais de caça, vinho, aguardente, etc. para o dia da festa.

No mato, cada dia após o banho, os rapazes são pintados com tukula, cobrem-se de missangas e adornam-se.

Quando a cura está terminada e a festa marcada voltam à aldeia. Tomam banho aparecendo completamente limpos e com novos panos.

Na aldeia, nesse dia do regresso, todo o dia e toda a noite se canta, dança, come e bebe.

No Ndinge e em algumas regiões de Kakongo havia, por vezes, umas pequenas diferenças no ritual.

Juntavam-se os garotos, dos oito aos doze anos, ou mesmo com a idade de umas duas semanas, depois da queda do cordão umbilical.

Não sendo circuncidados em pequenitos, logo após a queda do cordão umbilical, sê-lo-iam depois dos 8 e até aos 12 anos.

No dia marcado o operador (até já aconteceu ter sido uma mulher) começa logo de manhã a gritar: Mbele mbongo, Mbele mbongo (que é a faca da circuncisão mas que, traduzindo-se à letra, quereria dizer a «faca do dinheiro»).

Iam para trás de uma casa onde se juntavam todos os pequenos. Toda a gente podia ver, a não ser os que tivessem tido relações sexuais na noite anterior.

Uns enterravam o prepúcio, outros deitavam-no simplesmente fora e outros atiravam com ele para cima dos tectos...
Durante o tempo do tratamento, os garotos não podem comer refeições apimentadas.

Nos tempos que correm quase não existe festa da circuncisão, ainda que continue a haver (e sempre haverá) circuncidados.
Tudo se faz sem cerimónia e sem festa.
Entre os Bauoio e Bakongo os pequenos são circuncidados, na sua maioria, poucos dias depois do nascimento e alguns até no próprio dia em que nascem.
Interessante notar que o P. Merolla, já em 1680, dizia que os povos de Kakongo e Ngoio circuncidavam os filhos nos primeiros oito dias após o nascimento.
Os que não são circuncidados após o nascimento acabam por o ser entre os 8 e 12 anos.
Para isto chama-se um operador a casa. Raro se juntam vários pequenos. Tornou-se um acto particular.
Uma grande parte vai mesmo aos hospitais e sujeita-se ao tratamento indicado pelos médicos.
O Nganga masutu que vai a casa fazer a operação ainda usa marcar com saliva ou carvão o local por onde cortará o prepúcio.
Este, depois de cortado, ordinàriamente é atirado para cima do tecto da casa. Dizem que se os cães, gatos ou galinhas o comerem a ferida não curará.
As raparigas dos clãs que usam a circuncisão não aceitam rapazes dos que a não tem. É por isso que se não vê uma jovem de Cabinda, por exemplo, casar com um rapaz Basundi.

Infelizmente, em tantos anos passados em Cabinda, nunca nos foi possível assistir a uma circuncisão.
Mas o velho Estanislau Kimpolo não nos enganava ao contar-nos o que aí fica.

Categories:

0 Response for the "A circuncisão búkua ou tintua"

Postar um comentário