Nkosi

Postado: Kitaloji On 08:54 0 comentários


Nkosi kamba riami enu pokó imóxi! Oyê Tatetu!
Nkosi, nosso amigo supremo, único Senhor da faca! Olá nosso Pai!

Nkosi, como a própria palavra diz, traz a representação do Leão, clã dos Ferreiros/Guerreiros, representados arcaicamente pelos Umbundus que se dividem em grupo étnicos.

Este clã se espalhou por todo povo Bantu e, entre os Nhaneca- Humbe, ficou conhecido como Ovakwanyime (Onyime), nome arcaico para designar o Leão.

Até hoje, entre os Ovimbundo, incluindo os Kyaka, quando um homem comum saúda o chefe, diz sempre “Ohosi Akulu!”, isto é, “Saúdo-Te, Avô Leão!” E o chefe responde “Na kalunga”, que significa grande Água, Deus, Céu, Morte.

Muitos são os clãs, como: da Serpente, Elefante, Crocodilo e etc, e também podem ser representados pelo Sol, Insetos, Peixes, Árvores, etc.
O indivíduo pertence, ao nascer, a dois clãs, o paterno e o materno, que vão predominar nas relações familiares e sociais.

Contam que tudo começou nas montanhas NANU, nome ligado ao planalto central de Angola. Quando os homens foram criados por Ngana Nzambi, que criou também todos os animais da terra, chegaram á região Nanu. Ambiciosos, consideravam que o mundo lhes pertencia e que os animais deveriam viver exatamente onde eles, os homens, determinassem.

Assim os homens começaram a se apoderar da região Nanu, mas os leões se opuseram e, liderados pelo mais feroz entre eles, passaram a atacar em guerra constante; os homens foram dizimados um a um, apenas um sobreviveu ao ataque feroz, escondendo-se na floresta e nas montanhas.

Em todo grupo Bantu, Nkosi/Hoji/Tambwa é utilizado em forma de um leão moldado na argila, na qual colocam-se folhas gordas e parte de árvores da vida e de animais, formando assim um Itumbo (Filtro Mágico). É diferenciado na montagem quando utilizado pelo Ndoki, sempre foi moldado na argila, apenas sua arma é de ferro.

Serve-se deste Nkisi/Hamba pessoas com problemas de fertilidade, as quais têm, junto do ídolo também moldado em barro, um casal Homem/Mulher, que recebe oferta de aves compartilhadas com o Nkisi/Hamba, o mesmo acontece com os caçadores que têm dificuldade de encontrar a caça e com aldeias que o utilizam para seus cuidados e proteção. Mas nem sempre ele aparece como benfeitor, também aparece como um comedor de almas, utilizado pelos Ndoki (Feiticeiros) que o evocam para a vingança.

Nesse caso, é extremamente guerreiro e devorador, mata sem piedade.

Quando hoje ouvimos dizer “Nkosi Múkumbu”, voltamos ao passado em que era dito “Ohosi Akulu” (Eu te saúdo, avô Leão).

Categories:

0 Response for the "Nkosi"

Postar um comentário