O rio Okavango, ao contrário da maioria dos canais de água, flui em um deserto. Mas ele faz isso de uma maneira especial: cada estação chuvosa, transforma 11 quilômetros cúbicos de água no deserto do Kalahari, transformando uma área estéril em um delta verde, capaz de atrair milhões de animais em África.
A grande inundação do delta do Okavango é um dos eventos naturais mais bonitos. Em antecipação à estação chuvosa, centenas de milhares de animais começam uma das migrações mais impressionante na África. Com as chuvas, uma área enorme de deserto a ser inundada, formando um labirinto de canais, lagoas e pântanos, que se tornam um paraíso para a vida de milhares de animais.
Floresta de papiro do Delta do Okavango. A profundidade da água não excede os 50 cm.
Casal Africano tuiuius numa das estradas alagadas na época das cheias na região do delta.
O Delta do Okavango é um leque aluvial, de sedimentação normal, que recebe água do rio para dispersar até finalmente se evaporar. Então, o ciclo começa novamente e animais do deserto devem encontrar novas maneiras de sobreviver.
A área inundada abrange cerca de 22 000 km ² no norte do Botswana. A grande inundação da área do Okavango tem seu pico entre Maio e Junho. É a melhor época para ver manadas de elefantes, assim como os búfalos, hipopótamos, girafas, zebras, leopardos, crocodilos e rinocerontes, juntamente com dezenas de espécies de aves que vêm para o local. Além disso, a área do Delta do Okavango é habitada por cinco grupos étnicos que sobrevivem da caça e da pesca há milhares de anos.

Categories:

0 Response for the "Fauna do Okavango ou Kubango"

Postar um comentário