Aqui no Brasil as casas de candomblés têm um calendário anual para as obrigações, festas, etc, estabelecido pelo sacerdote (sa).
A autonomia também se faz na escolha dos animais, causando inveja a qualquer africano, pois aqui, a divindade sempre está de acordo com tudo: com os animais ofertados, com as comidas rituais, etc...
Diante disso, seria o maior desperdiço os rituais de kukuatesa serem realizados aqui...

Pelo que sou sabedor os animais são comprados, às vezes até no mesmo dia, e colocados em cercados ou em gaiolas, quando não, em banheiros... e ali ficam descansando.
Quando é chagada a hora, os animais são pegos e passam por uma pequena lavagem numa torneira e dá-se inicio ao ritual. BACANA e PRÁTICO HEIN!!! rs...

Na Tradição Kimbundu a coisa não funciona bem assim, pois nada, nada mesmo, é feito sem os rituais de kukuatesa.
Explico:
Kukuatesa é um convite e, ao mesmo tempo, um pedido de autorização para saber se a divindade permite ou não que se realize esse ou aquele ritual, pois nada é feito sem autorização do sagrado.
Kukuatesa sempre é feito três (3) dias antes.

Sobre os animais:
Será feito um ritual de kukuatesa específico para saber se os animais escolhidos estão em condições para o sacrifício que, após o SIM do oráculo, os tais animais serão colocados num local consagrado a eles. Os animais não ficam guardados em qualquer lugar.


Após a autorização, os animais passarão por rituais preparatórios de purificação, através de rezas, banhos específicos, etc, para que o sangue se torne um sangue real, um sangue sagrado, pois o sacrifício para o kimbundu é o ato central de todo o culto religioso.

Portanto, temos que ter mais religiosidade e fazer as coisas com mais respeito, pois é de certo que só vai melhorar a nossa comunhão com o sagrado.
Quando falo, não falo para criar conflitos, e sim para um melhor culto no Brasil.
As pessoas têm que acreditar que existe o certo e o errado, lembrando sempre de que temos um trunfo que religião nenhuma tem, o de conversar com nossas divindades.
Pergunte a elas!!!


Nlundi

Categories:

0 Response for the "Rituais Kukuatesa - Culto kimbundu"

Postar um comentário