Katende

Postado: Kitaloji On 21:47 0 comentários

Katende, palavra Kimbundu, cujo significado é divindade não das folhas, mas dos remédios.

Esta divindade, que aparece entre os Lubas como "Lagarto", e não "Lagartixa", Katende é encontrado como Katendi, árvore da floresta, Katendi, título de nobreza.

Contam-se, entre os Baluba, lendas que falam de Katende (Lagarto) como aliado do homem, e há sempre uma serpente, a eterna rival do homem, ligada ao lagarto. O lagarto é um símbolo também dos caçadores, é um herói civilizador, um mensageiro das divindades, como vimos em Hongolo.

Em muitas tribos na África, inclusive entre os Balubas, consta uma lenda que Nzambi enviou sobre a terra dois mensageiros: o camaleão deveria trazer a notícia de que os homens teriam uma vida terrena e a ela poderiam voltar após a morte, enquanto o lagarto traria a notícia de que os homens teriam uma vida terrena e após a morte não mais retornariam. Aquele que chegasse primeiro daria destino aos seres humanos. “E, tomando a frente, o lagarto trouxe a mensagem e destino aos seres humanos”.

Tomando o lagarto como referência, entre os Bantu, Katende (Lagarto) representa o remédio e com sua pele são confeccionados os sacos de medicamentos. Sabendo ele (Katende) que o homem tem apenas uma vida terrena, segundo a Lenda, o remédio, para ele, é fundamental contra as doenças. Se voltarmos a lenda da criação, veremos quando Nzambi disse que viriam outras divindades e ensinou os homens a lutar contra as doenças.

Katende é considerado um dos primeiros antepassados divinizados em forma de lagarto, portador do remédio, e progenitor do gogo sagrado entre os Baluba. Seu nome é exaltado nas canções infantis e nas iniciações, nas quais se cantam os remédios.

Agora, podemos entender melhor as cantigas quando denominamos Katende: irmão mais velho, sábio, Pai Senhor que nos traz a erva e coisa nenhuma nos fará mal, banho de força e poder, nascente da essência. Elas fazem alusão ao antepassado divinizado, Senhor dos Remédios.

Muitas vezes saudamos: Katende Múkua-xi Kisaba - Dono das Folhas, Kisaba Kiasambuká – Folhas Sagradas. Milongo Kiasambuká – Remédio Sagrado, pois sabemos que o remédio não se limita às ervas.

Categories:

0 Response for the "Katende"

Postar um comentário